SANTANA DO AMAPÁ


Com o impasse, alunos do ensino infantil e básico correm o risco de perder o ano letivo.

Sem professores, alunos de escola infantil ficam sem aulas

Os pais dos mais de 300 alunos da Escola Jardim de Deus, formada por uma Organização Não Governamental (ONG), ligada a Igreja Assembléia de Deus, e que existe há mais de 10 anos no município de Santana, vivem dias de angústia. O motivo, desde a semana passada, os alunos estariam sem aulas. Com isso, cogitou-se a possibilidade do educandário que oferece ensino às crianças oriundas de famílias de baixa renda, fechar as portas.

Sem qualquer explicação prévia, os professores que dão aulas no local por meio de um convênio firmado com o Governo do Estado, tiveram que se apresentar na Secretária de Educação, sem qualquer certeza se iriam retornar aos postos de trabalho. Enquanto isso os pais dos alunos se dirigiam até o portão da escola e recebiam a triste notícia que não haveria aula.

Surpreso também ficou o senhor Evandro Santos. Com a filha estudando na escola há dois anos, ele afirma que desde a semana passada sua filha não estaria tendo aulas. Dessa forma, o pai da menina teme que o ano letivo possa ser comprometido. “Novamente vim aqui hoje e não obtive nenhuma resposta positiva. Só falaram que não teria aula novamente. Queria que pelo menos o governo deixasse os professores terminarem este semestre”, disse.

Ficou apurado que os professores estariam sendo recadastrados na Secretaria de Educação, e que não havia previsão de quando ocorreria o retorno das aulas. Por telefone, a diretora do educandário, Ester de Paula, confirmou a existência do problema, mas disse que todos (professores e pais de alunos) foram pegos de surpresa. “Fomos informados sobre a situação de maneira rápida. Não houve tempo de avisar os pais. Estamos tentando vê o que a gente faz”, disse.

Com o impasse, os pais temem que caso a escola feche as portas, os alunos, além de perderem o semestre, ficarão sem o espaço que oferece ensino de qualidade a famílias carentes. “Espero que não fechem as portas. Será uma pena. Além do valor da mensalidade ser em conta, aqui já existe uma história de longos anos de serviço à comunidade”, finalizou Evandro Santos.



Escrito por Emanoel Jordânio às 21h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Reunião itinerante do Conselho do Sebrae reúne autoridades empresariais e políticas em Santana

Amanhã (10), às 9 horas, no Escritório Regional do Sebrae em Santana, acontece a segunda reunião itinerante do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Amapá, que contará com a presença do presidente, Alfeu Adelino Junior.

Na ocasião, o Sebrae reúne empresários, representantes das entidades comerciais, gestores públicos e autoridades judiciais para análise do ambiente de negócios na região e perspectivas de desenvolvimento dos setores comércio e serviço.

Para o presidente do Sebrae, Alfeu Adelino Junior, a iniciativa de planejamento reunindo setores privados e públicos proporciona à região e moradores diversos benefícios, entre eles, desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda valorizando a mão-de-obra local. “O aquecimento da economia torna o município mais independente”, disse o presidente do Sebrae, Alfeu Dantas Junior.



Escrito por Emanoel Jordânio às 20h52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A implantação do uso de cartão eletrônico começou a valer ontem (08/06).

SETAP disponibiliza cartão eletrônico para doadores de sangue

Após uma longa tentativa de estabelecer um levantamento de doadores regulares de sangue junto a Associação de Doadores Voluntários de Sangue, a direção do Sindicato das Empresas de Transportes Públicos do Amapá (SETAP) decidiu a implantar o cartão eletrônico  aquele que possui o direito do passe livre.

A decisão é somente para os doadores regulares que utilizam a linha Macapá/Santana - Segundo a direção do Sindicato, desde janeiro eles tentam reunir o número exato de doadores regulares, porém, a Associação até o momento não repassou a relação. “Essa é uma decisão do presidente que desde janeiro tenta de várias formas reunir com a direção da Associação para ter um levantamento dos doadores regulares de Santana, mas até agora não tivemos acesso aos números.”, disse o gestor de bilhetagem Artur Sotão.

Conforme o gestor, a decisão visa somente obter o controle de viagens por passageiros. “Em nenhum momento estamos desrespeitando a Lei estadual que rege esse direito, é apenas para manter o controle dessas viagens através do nosso sistema de bilhetagem, com isso tenho certeza que a Associação vai nos enviar a relação, então o doador terá seu passe livre com o uso do cartão eletrônico”, enfatiza Sotão.

A implantação do uso de cartão eletrônico começa a valer a partir de hoje (8). A direção do Sindicato já teria informado ao Ministério Público do Estado sobre a implantação.
 
A imprensa local tentou contato com o presidente da Associação de Doadores Voluntários de Sangue, Claúdio Augusto, que informou não saber da informação. O presidente que está em Brasília (DF) a compromisso, ressalta que os doadores ainda não possuem cartão eletrônico, e que a decisão é uma surpresa. “Não estou sabendo de nada, apenas sei que será implantado esse cartão para quem mora em Santana, mas é preciso uma reunião com o SETAP, acredito que a nossa secretaria entra em contato com eles”, disse.

Segundo Claúdio, o número de doadores de sangue regular que utilizam o transporte público interestadual gira em torno de trinta pessoas.  

Doadores - São isentos de pagamento de tarifas nos transportes coletivos urbanos pessoas doadoras de sangue, comprovadamente carentes e devidamente cadastrados em órgão competente do Estado.

Doador de sangue regular é aquele que se submete a coleta de sangue no mínimo, duas vezes ano, durante o período de pelo menos cinco anos.

A expedição do documento comprobatório que defini o individua como doador de sangue regular dar-se-á pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá, ou outro órgão que venha a substituí.

Para o gozo do beneficio da gratuidade do transporte coletivo aos doadores de sangue identificado, deverão está vinculado à instituição representativa da categoria (Associação dos Doadores Voluntários de Sangue) e possuir carteira de identificação expedida pela mesma.



Escrito por Emanoel Jordânio às 20h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Clássico do porto termina novamente empatado

Como era de se esperar muita discussão, faltas, jogadas de área e gols. O clássico do porto reuniu torcedores de Independente e Santana de várias idades e movimentou um público bom apesar da chuva. Cerca de 500 pessoas estiveram acompanhando o jogo para uma renda de R$ 2.715,00. Ninguém venceu, Rodrigo abriu o marcador para o Santana, mas Vagner empatou. Júnior Belém virou o jogo para o Independente, mas Careca, de falta colocou números iguais na partida. Um resultado que só não foi melhor para o Santana porque perdeu o jogador Wallison (expulso no segundo tempo).

O Santana Clube mantém-se na lanterna do grupo A, enquanto que o Independente é o penúltimo do grupo B na classificação geral da competição.
Depois de muita chuva em Santana, se não fosse a boa condição da drenagem do gramado do estádio Augusto Antunes o jogo poderia ser adiado, mas com bola rolando quem saiu na frente foi o Santana. Atacante para a entrada da Vila Amazonas, o canário marcou primeiro com Rodrigo, aproveitando jogada rápida na área. Ainda no primeiro tempo, Vágner chutou forte sem defesa para o goleiro Fabrício e empatou o jogo. Placar este que encerrou a primeira etapa.

No segundo tempo o Independente voltou com mais vontade e determinação, e Santana pressionando nos contra-ataques sempre com Careca pela direita, mas foi do verdão o gol da virada. Júnior Belém chutou e marcou sem defesas para o goleiro Fabrício. E parecia que o Independente continuaria marcando, mas faltou pontaria. A frase é certa: - quem não faz... e aconteceu. Falta para o Santana, Careca apontou e chutou sem defesas para José Maria e tudo empatado novamente. O árbirtro Jorge Antônio Pinheiro Lobato não deixou a bola rolar mais do que dois minutos no segundo tempo e encerrou a partida.

O Santana jogou com Fabricio, Careca, Osley, Hugo e Neto (Elivelton), Bironga, Wallison (Expulso), Toco (Anderson), Juninho (El), Rodrigo e Luciano – treinador Sené.

Independente: José Maria, Júnior Belém, Magrão, Júnior Fazendinha e Esquerdinha, Babalú, Vagner(André), Micharlem e Nélio (Diodai), Somália (Anderson) e Amaral – treinador Edinho Carvalho.



Escrito por Emanoel Jordânio às 20h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Amapá pode criar novos municípios e discussão vai parar no plenário.

Criação de novos municípios é vista com cautela por deputados

Foto: Paróquia de Nossa Senhora de Santa Ana, situada na Ilha de Santana.

Nota: Existe um Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Amapá, desde 1994, propondo a transformação do distrito de Ilha de Santana em município amapaense, assim como existe a mesma intenção para as localidades de Abacate da Pedreira, São Joaquim do Pacuí e região de Igarapé do Lago.

A criação de novos municípios no Amapá não foi vista com bons olhos na última segunda-feira (06/06), na Assembleia Legislativa. O assunto foi levado para discussão no plenário pelo deputado estadual Keka Cantuária (PDT), que pediu cautela no assunto.

Para Keka, o cuidado deve ser, principalmente o fracionamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do IPVA e também das receitas próprias do Estado. “Cada município vai sofrer o fracionamento financeiro. Há de se pensar e trabalhar tecnicamente sobre isso com muito cuidado”, comentou.

Para a criação de novos município é necessário, entre outras especificações, a localidade ter população superior a quatro mil habitantes e cem quilômetros quadrados. Entre as propostas que ganham corpo estão os distritos do Bailique, Pacuí, Maracá e Sucuriju.

O deputado Eider Pena (PDT) disse que a organização e a infraestrutura do lugar que pretende passar ao status de município precisa ser levadas em consideração. “Nenhum município do Amapá tem gleba patrimonial. Nem as terras do Amapá pertencem ainda à União. Está tudo em fase de transição. Porém, acho de certa forma viável criar novos municípios. Temos 14,4 milhões de hectares para, aproximadamente, 700 mil habitantes, ou seja, a per capta de terra é muito grande para o número de habitantes. Quando se transforma Jarilândia em município você está criando naquela localidade autonomia própria. Da mesma forma a Ilha de Santana que tem uma musculatura muito grande”, explicou.

Outro exemplo dado por Eider foi o Bailique, que ao seu ver, já tem estrutura suficiente para ser transformado em município. “Agora é necessário que o Estado tenha uma política de regularização fundiária. Sem isso não existe desenvolvimento e sem desenvolvimento o povo vive em constrangimento quando quer produzir ou quer ter habitação”, comentou.

O assunto da regularização fundiária vai ser discutido nos próximos dias em uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A regularização é uma discussão que atravessa anos e que até hoje ainda não foi concluída. Até mesmo o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), em sua segunda vinda ao Amapá, prometeu a regularização que até hoje não saiu do papel.



Escrito por Emanoel Jordânio às 19h59
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PF apreende 6 Kg de pasta base de cocaína em Santana

Na noite de domingo, (05), Policiais Federais apreenderam 6 Kg de pasta-base de cocaína no Porto da Souzamar, em Santana/AP. Após investigações, os policiais descobriram que naquele dia ira chegar por transporte fluvial uma quantidade de droga oriunda do interior do Pará.

Quando o barco “Napoleão” vindo de Vitória do Xingu/PA atracou no porto, os Policiais Federais solicitaram apoio do BOPE. Uma equipe de policiais deste destacamento se deslocou ao porto, juntamente com um cão farejador.

Cada passageiro foi orientado a pegar seus pertences. Após minuciosa busca, o cão farejador deu sinal que havia droga em duas garrafas térmicas que estavam próximo à cozinha.

Foi então que na presença de duas testemunhas, os policiais abriram a lateral da garrafa térmica e encontraram a droga, fixada por dentro, na parede interna do utensílio doméstico.

Três testemunhas foram conduzidas até a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, dentre elas, a proprietária do barco. A droga foi apreendida.



Escrito por Emanoel Jordânio às 19h37
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




MP-AP intermedeia termo de acordo entre Prefeitura e Associação dos Empreendedores de Santana

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania de Santana, intermediou nesta quarta-feira, 08/06, um termo de acordo entre a Prefeitura do Município de Santana e a Associação dos Empreendedores de Santana – AVAS, com o objetivo de garantir alocação provisória aos feirantes que ocupavam os boxes da antiga Feira do Mete-a-Mão.

O termo foi firmado no Gabinete do Prefeito. Participaram do processo de acordo, o promotor de Justiça Adilson Garcia do Nascimento, como intermediador, o prefeito de Santana, José Antonio Nogueira de Souza, o presidente da Câmara Municipal, Josivaldo Abrantes e, também, o presidente da AVAS, Benedito de Melo Santos.

A antiga Feira do Mete-a-Mão, localizada na área portuária de Santana, será demolida para a construção do Shopping Popular, com capacidade para 22 boxes, que serão ocupados por feirantes escolhidos por meio de licitação. Devido a uma ação da Prefeitura, os vendedores que trabalhavam no local foram retirados.

“Desde o ano passado a AVAS, por diversas vezes, tentou entrar em acordo com a Prefeitura de Santana para resolver o problema dos feirantes; inclusive foi realizada audiência pública em 2010, mas somente neste ano, por intermédio do MP-AP, o acordo foi firmado”, comenta o promotor de Justiça Adilson Garcia.

Na reunião foi decidida a construção, no pátio do antigo galpão que abrigava a Prefeitura Municipal de Santana, na área portuária, dos boxes provisórios para alocar os feirantes pertencentes à Associação. Os vendedores que ganharem a licitação irão para o shopping popular.



Escrito por Emanoel Jordânio às 18h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, AMAPA, SANTANA, Fonte Nova, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Livros, Arte e cultura
Outro -
Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
  Rai Rosa
  Jocivaldo França
  Santana Esporte Clube
  Vereador Zé Roberto
  Heverson Castro
  Casa Brasil de Santana
  Futebol Amapaense
  Diniz Sena
  Kelson Rocha
  Odair Freitas
  4 BPM Santana
  Ernâni Motta
  Igreja Adv. 7 Dia - STN
  ASSOC. VILA AMAZONAS
  Coletivo Casca
  Cia Bombeiros de Santana
  ADERT
  Joel Cilião
  Mira Rocha
  MEMORIAL DE SANTANA
  Macklon Alves
  Lápis Vermelho - STN
  Profº Fábio - STN
Votação
  Dê uma nota para meu blog